O Magistrar divulgou na noite desta quinta-feira, 25 de julho, o resultado final do processo seletivo para bolsas de estudo de preparação para a magistratura do trabalho, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT).
As bolsas são exclusivas para pessoas negras (pretas ou pardas) residentes nos estados de Goiás e Mato Grosso. O objetivo da iniciativa é promover a equidade racial no Poder Judiciário.
Entre os 60 candidatos habilitados na prova objetiva dos dois tribunais, 29 candidatos do TRT-23 e 27 do TRT-18 compareceram à banca de heteroidentificação.
Os candidatos aprovados serão contactados pelo Magistrar nos próximos dias para receber o acesso ao curso Extensivo da Magistratura do Trabalho.
Como foi o processo seletivo
O processo seletivo foi composto de uma prova objetiva e banca de heteroidentificação.
A prova objetiva, aplicada nos dias 19 de junho (TRT-23) e 22 de junho (TRT-18), foi composta por 50 questões de múltipla escolha, seguindo o conteúdo programático do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) – banca FGV.
Os 30 candidatos de cada seleção que obtiveram as melhores pontuações foram habilitados a participar da segunda fase na tarde de hoje, que foi a banca de heteroidentificação.
Participaram da banca as juízas Elizangela Vargas Candido Bassil Dower (TRT-23), Wanessa Vieira (TRT-18) e Carolline Piovesan (TRT-18).

Sobre a iniciativa
A parceria entre o Magistrar e os TRTs da 18ª e 23ª Regiões tem como objetivo fomentar a diversidade institucional no Poder Judiciário, oferecendo 30 bolsas de estudo integrais e gratuitas para cada estado. Os selecionados terão acesso por 12 meses ao curso Extensivo da Magistratura do Trabalho.

